AW-356542942
top of page
  • Whatsapp

Regularização de imóveis na cidade de São Carlos



Seja para evitar problemas legais, valorizar o patrimônio ou facilitar transações imobiliárias, compreender e seguir os trâmites necessários para regularizar seu imóvel é imprescindível. Você saberia dizer quais os riscos de uma propriedade não regularizada? Quais os primeiros passos para se regularizar uma propriedade? Então se liga nesse blog que falaremos tudo isso e um pouco mais!


O que significa um imóvel estar regularizado?


Se o seu imóvel está regularizado isso significa que todos os documentos essenciais para a propriedade estão devidamente organizados e atualizados. Entre esses documentos estão a escritura do imóvel, seu registro no cartório de imóveis, o cumprimento das obrigações fiscais, como o pagamento de impostos e taxas, além de outros documentos exigidos pela legislação vigente.



Qual a necessidade de regularizar meu imóvel?


Em primeiro lugar, ela garante a segurança jurídica da propriedade, assegurando que o imóvel seja legalmente reconhecido como pertencente ao seu titular. Assim, não se deve ter nenhuma pendência legal que possa comprometer a posse no futuro, proporcionando tranquilidade e estabilidade ao proprietário.


Além disso, a regularização é fundamental para facilitar transações imobiliárias, tais como a venda ou locação do imóvel. Ao estar devidamente regularizado, o imóvel inspira confiança e transparência aos potenciais compradores ou locatários, garantindo que todas as questões legais estejam em conformidade e que não haja surpresas desagradáveis durante o processo.



3 Riscos de um imóvel irregular


  • Multas por irregularidades: A falta da regularização pode acarretar em diversas multas que variam de R$2,00 e R$10,00 por m².

  • A venda do imóvel se torna quase que impossível: Os bancos não liberam crédito e dificultam todo o processo, o que acaba diminuindo o valor real do imóvel.

  • Não liberação para fins comerciais: Um imóvel sem regularização dificulta imensamente para o proprietário que busca alugar ou tornar o imóvel como comercial, uma vez que são necessários inúmeros documentos para que seja liberado.

Como o seu imóvel pode estar irregular?

Além da obrigatoriedade de se estar com os documentos da propriedade em dia, assim como o devido pagamento de dívidas do IPTU, o imóvel ainda pode apresentar irregularidades em conformidade às normas do plano diretor de São Carlos.

É de extrema importância prestar atenção às normas do plano diretor, pois estas variam de cidade para cidade.

Em São Carlos, por exemplo, alguns índices variam de bairro para bairro. O caso do coeficiente de ocupação (CO) que se mantém em torno de 70% na maioria dos bairros, mas pode ser de apenas 25%, como prescrito na norma. Além desse, há diversos outros índices, como o coeficiente de aproveitamento (CA), coeficiente de permeabilidade (CP), que possuem suas variações dependendo do local e que devem receber atenção igual.

00

Primeiros passos para regularizar seu imóvel em São Carlos

Se você busca regularizar seu imóvel, seja por uma reforma não documentada, construção sem aprovação pela prefeitura, imóvel em nome de pessoas falecidas, um loteamento irregular ou outro motivo, fique tranquilo. Nós da EDIFICar Jr. realizamos esse tipo de regularização. Basta clicar no link para solicitar um orçamento gratuito. Esperamos por você!

Gostou de dicas para regularizar seu imóvel? Então aproveite e confira mais dicas sobre construção civil no nosso blog. Lembre-se que o investimento de regularização ajuda o seu bolso e impede gastos adicionais no futuro. Caso queira entrar em contato conosco estamos nas principais redes sociais: InstagramFacebookLinkedIn ou pelo nosso site!

Komentáře


bottom of page