AW-356542942
top of page
  • Whatsapp

IPTU Verde: Economia Aliada à Sustentabilidade



Você já parou para pensar que decisões sustentáveis na sua residência podem afetar diretamente a sua economia? E que além de beneficiar o seu bolso como contribuinte ainda pode favorecer o meio ambiente? No blog de hoje falaremos sobre o que é o IPTU Verde, formas de consegui-lo, a economia agregada a essa iniciativa e outros incentivos aliados à sustentabilidade.

 

O que é o IPTU Verde?

 

É uma política de origem pública que possui o intuito de incentivar construções e ações diretamente ligadas com interesses sustentáveis e inclusivos, como a instalação de geradores de energia limpa, sendo a energia solar o exemplo mais popularmente conhecido, ou seja: o IPTU VERDE é um apoio alinhado com o que é necessário para promover a existência de uma cidade que busque sustentabilidade e desenvolvimento ambiental. Esse modelo de política pública já é uma realidade, uma vez que cada vez mais prefeituras implementam sua necessidade, assim, ao gerar uma economia no bolso de seus colaboradores, ainda constroem um município mais ecológico.

 



Como Ter Acesso ao IPTU Verde



Se você deseja aproveitar os benefícios do IPTU Verde, existem diversas medidas que podem ser aplicadas para tornar a sua construção mais sustentável e ainda te garantem acesso ao benefício. As opções mais comuns são:

  • Instalação de sistemas de captação de água da chuva, que permitem a utilização desse recurso para irrigação de jardins, lavagem de pisos e descarga de vasos sanitários. 

  • A adoção de energia solar por meio de painéis fotovoltaicos, gerando energia limpa.

  • Criação de áreas verdes no terreno, com plantio de árvores e vegetação local, que ajudam na redução da temperatura e na melhoria da qualidade do ar.

Ao adotar essas medidas, será possível desfrutar dos benefícios do IPTU Verde, além de ajudar na preservação do meio ambiente e na construção de um futuro mais sustentável. Vale a pena ressaltar também que algumas das medidas sustentáveis economizam com energia ou água ao longo do tempo, fazendo com que você gaste menos com esses recursos também.

 

Economia Gerada pela Sustentabilidade no IPTU Verde


Sabemos agora como o IPTU Verde beneficia a preservação do meio ambiente, mas também muito interessa o benefício no bolso de cada um. Afinal, todos gostamos de um desconto!

O programa ainda vem sendo implantado na maior parte das cidades, além disso, as medidas para sua implantação diferem entre os municípios. Caso queira possuir o desconto, busque procurar se sua região já aplica o incentivo. Se onde você reside já o aplica, entre em contato com a prefeitura para obter informações sobre a Lei ou Decreto que regulamenta.

Na cidade de São Carlos (SP), todos aqueles que tiverem alguma medida de captação, reutilização de água da chuva ou possuírem uma árvore na frente da casa, podem conseguir 2% de desconto no IPTU do próximo ano. Ademais, se existir uma certa quantidade de área permeável na residência, pode-se somar 2% de desconto, totalizando o máximo de 4% que a prefeitura oferece. (acesso à lei 13.692 do munícipio de São Carlos)

Já na cidade de Curitiba (PR), a lei esclarece que qualquer pessoa que tenha sistemas de captação com reúso da água da chuva, de energia solar e de energia eólica, construções com material sustentável, utilização de energia passiva, telhados ou paredes verdes podem ter 5% de desconto para cada ação. Assim, quando acumulam três ações dentro dos parâmetros da prefeitura, conseguem até 15% no IPTU do ano seguinte. (acesso a maiores informações sobre a medida em Curitiba)

 

Outras Medidas de Sustentabilidade Econômica 



Além dos incentivos fiscais (como IPTU Verde), as casas sustentáveis podem ser certificadas e receber selos de reconhecimento, como o LEED e o AQUA. Essas certificações comprovam que a residência atende a determinados padrões de qualidade e sustentabilidade. Além de valorizar o imóvel, essas certificações podem trazer benefícios adicionais, como redução de taxas de seguros e preferência em programas habitacionais.

Acesso a programas de eficiência energética também são um incentivo oferecido a casas sustentáveis. Os proprietários podem participar de programas governamentais que promovem a substituição de eletrodomésticos por modelos mais eficientes, incentivos para a instalação de sistemas de iluminação LED e outras medidas que visam reduzir o consumo de energia.

É importante ressaltar que as casas sustentáveis também têm um maior valor de mercado. A eficiência energética, o uso de materiais aliados à sustentabilidade e a menor pegada ambiental são características valorizadas pelos compradores. Dessa forma, a longo prazo, os proprietários dessas casas podem se beneficiar financeiramente com a valorização de seus imóveis.

  

Esses incentivos não apenas recompensam os esforços individuais, mas também contribuem para a construção de um futuro mais sustentável e consciente.

 

Gostou de conhecer o IPTU Verde? Aproveite e confira mais dicas sobre construção civil no nosso blog. Lembre-se que o investimento em medidas de sustentabilidade além de ajudar no seu bolso, ajuda também na preservação do planeta! Caso queira entrar em contato conosco estamos nas principais redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn ou pelo nosso site!




Comments


bottom of page