AW-356542942
top of page
  • Whatsapp

Importância da Mineração na Construção Civil


Os setores da construção civil e da mineração são um dos grandes alicerces da economia do nosso país, e juntos possuem um papel importante no desenvolvimento do Brasil. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Leia o blog até o final para saber a importância dessa relação entre os dois setores.


1. A Importância da Mineração 



A mineração é a atividade industrial que transforma minérios em produtos de utilidade para a sociedade. A mineração impacta o meio ambiente, mas é possível minimizar esse impacto se forem tomadas as devidas precauções. Os produtos obtidos por meio da atividade mineral proporcionam qualidade de vida e conforto e são essenciais para o homem moderno. 

Os recentes acidentes de rompimentos de barragens em Minas Gerais contribuíram para o sentimento negativo da mineração por parte da sociedade brasileira, além de ter causado grandes impactos ao meio ambiente. No entanto, a mineração é amplamente reconhecida e valorizada em muitos países, com isso, no Brasil deveria ser adotada a mesma postura e dar o devido valor a essa importante e imprescindível atividade industrial,  tomando as devidas precauções para sua atividade. 

A mineração supre demandas sociais contidas, é responsável pelo desenvolvimento local e regional, forte gerador de empregos diretos e indiretos, garante o aporte de recursos fiscais e parafiscais, etc. 


2. Relação Entre a Engenharia Civil e a Mineração



Grande parte da matéria prima utilizada na construção civil é proveniente da mineração, como cimento, telhas, concreto, placas metálicas, fios e demais matérias primas . Extraídos da natureza ou obtidos por meio de processos industriais, físicos ou químicos, os produtos provenientes da mineração podem servir de matéria prima para a criação das estruturas de uma obra ou até mesmo para a elaboração da parte elétrica do empreendimento.

A brita, por exemplo, é utilizada para concreto, argamassa, vigas, lajes, etc. O alumínio e principalmente o cobre, são utilizados para a produção de fios e cabos elétricos. O calcário e a argila, são utilizados na fabricação de cimento, pisos cerâmicos, gesso, tijolos, vidro, telhas, tintas, etc.


3. Regimes Para a Mineração



Foram criados dois regimes minerais específicos para rochas e minerais de uso imediato na construção civil, sendo eles o Regime de Licenciamento e o Regime de Extração. Isso ocorreu devido à importância do setor e ao alto volume de substâncias requeridas e extraídas junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).

O Regime de Extração é restrito a substâncias de emprego imediato na construção civil, por órgãos da administração direta ou dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, para uso exclusivo em obras públicas.

O Regime de Licenciamento é voltado para a exploração de substâncias voltadas ao imediato emprego na construção civil, como areias, cascalhos, saibros, argilas, etc. Este regime fica restrito à área máxima de 50 hectares e é fornecido apenas ao proprietário do solo onde ocorrerá a extração ou a quem dele obtiver autorização.

Gostou do conteúdo do blog de hoje e quer ficar por dentro de todas as novidades no mercado da engenharia civil? Visite nosso Instagram, Facebook e Linkedin

Comments


bottom of page