AW-356542942
top of page
  • Whatsapp

Desafio na Construção de Portos

O modal aquaviário é um dos sistemas de movimentação de cargas e pessoas mais antigos do mundo e até hoje os portos ocupam um papel muito importante na logística a nível global. As instalações portuárias tem como principal desafio na para sua construção estarem localizadas em um ambiente considerado agressivo às estruturas, por esse motivo exigem uma construção cuidadosa para não se ter problemas futuros.


1. Por que o ambiente marítimo prejudica as estruturas?



As obras portuárias se enquadram na classificação tipo IV (nível mais alto de deterioração) da norma ABNT NBR 6118  que classifica os ambientes de alta agressividade e com elevado risco de deterioração da estrutura. 

Sendo assim, a água salgada é o principal agente responsável pelos processos químicos de degradação. Isso porque ela tem em sua composição elementos, como por exemplo: cloretos, sulfatos e carbonatos que atuam negativamente sobre as estruturas de concreto reduzindo seu desempenho, além de causar também a corrosão das armaduras. Inclusive, afetando a integridade das estruturas.



2. Tecnologia dos materiais a favor da durabilidade



O mercado já conta com novidades para resolver os problemas citados, que colaboram com o aumento da durabilidade das estruturas de concreto, como os concretos auto adensáveis, de elevadas resistências e impermeáveis. Além disso, há concretos com inibidores de corrosão (com nitrito de cálcio, nitrito de sódio e aminas) que protege dos agentes externos. Já para a conservação das armaduras, hoje elas são constituídas por materiais mais resistentes e com maior vida útil. Entre os destaques desse segmento estão as armaduras com aço inoxidável, as galvanizadas.


3. Importância das manutenções e vistorias periódicas



Portanto, a vistoria e as manutenções, são ações indispensáveis em todas as obras, porém nas instalações portuárias devem ser feitas em um intervalo de tempo bem menor devido a agressividade do ambiente. Afinal, elas têm o objetivo de identificar e resolver potenciais problemas. Assim, a ausência delas podem ocasionar em situações desconfortáveis e até graves. Por isso ressaltamos a importância de se realizar projetos com profissionais qualificados, a fim de se evitar problemas futuros.

Gostou do nosso tema? Aproveite e confira mais curiosidades, temas e dicas sobre construção civil no nosso blog. Não se esqueça que um projeto bem realizado e com profissionais qualificados evita problemas no futuro! Caso queira entrar em contato conosco estamos nas principais redes sociais: InstagramFacebookLinkedIn ou pelo nosso site!

Comments


bottom of page