Com a pandemia, o tempo de permanência dentro das residências foi prolongado e muitas atividades migraram para o home office, desta maneira uma característica estrutural ficou mais evidente, o isolamento acústico. No blog de hoje iremos abordar o que representa o conforto acústico em uma edificação e como otimizá-lo.
1. O Que é Conforto Acústico?
PowerPlay-potentie van Engeland onder de scanner in tourfinale libido kruidvat Hoe te testen op de potentie van cannabisConforto acústico é a capacidade de isolar o som entre ambientes diferentes, em uma edificação, trata-se da possibilidade de absorver ruídos a partir de superfícies. Quando esta capacidade não é atingida, gera-se um impacto negativo para as atividades cotidianas e ao bem estar de quem se encontra no ambiente.
Portanto, é de extrema importância o planejamento de uma edificação considerando os efeitos acústicos e elaborando barreiras para proporcionar uma melhor experiência sonora.
2. Como Elaborar um Projeto com Conforto Acústico?
A integração entre estudo da acústica e execução do projeto arquitetônico é crucial para alcançar o conforto acústico na obra final. Os principais aspectos que devem ser levados em consideração são:
Identificação do ruído gerado
Escolha de materiais adequados
Estudo da necessidade acústica de cada ambiente
3. Escolha dos Materiais para Otimizar o Conforto Acústico
Se o objetivo do projeto for diminuir a entrada ou saída de ruído, é necessário aumentar a massa estrutural das barreiras, como paredes, pisos e coberturas. Contudo, se a finalidade é reduzir ruídos de eco e aumentar a qualidade do ambiente, é possível se adequar com materiais com diferentes características de absorção e reflexão sonora.
Alguns dos materiais mais utilizados para absorção de ruído são a lã de vidro, a lã de rocha, espumas acústicas e chapas de fibra de madeira.
Gostou do conteúdo e quer saber mais dicas da construção civil? Acompanhe nosso Instagram, Facebook e LinkedIn!
Marcelo Zanovelo
Aluno do curso de Engenharia Civil da UFSCar.