AW-356542942
top of page
  • Whatsapp

Canteiro de Obras Sustentável



Você já parou para pensar a quantidade de resíduos que uma obra gera? E o que pode ser realizado com cada lixo gerado durante a construção dessa obra? No blog de hoje falaremos como tornar um canteiro de obra mais sustentável e qual a destinação adequada para cada tipo de resíduos gerados na obra.


1. O que é Canteiro de Obras Sustentável?



Canteiro de obras nada mais é do que uma área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra. Por lei, é preciso que o local tenha abrigo, local para descanso e para que os funcionários possam realizar as suas refeições. Sua dimensão depende da quantidade de funcionários e do porte da obra.

O canteiro sustentável reduz os impactos que o setor construtivo causa ao meio ambiente. No canteiro de obra sustentável há uma maior organização e limpeza, além de os processos da obra ocorrerem de forma mais efetiva, tendo:

  • Maior preservação do meio ambiente;

  • Maior rentabilidade;

  • Os funcionários trabalham de forma integrada.

Em um canteiro de obras sustentável há áreas de vivência, movimentação de transporte de materiais e pessoas, armazenamento e estocagem de materiais, máquinas, equipamentos e ferramentas diversas, etc.


2. Como tornar o Canteiro de Obras Sustentável?



Um canteiro de obras só é sustentável quando as ações que são realizadas são pensando na diminuição dos resíduos que o setor construtivo gera. Para ter um canteiro sustentável é necessário ter uma gestão de resíduos, onde investir em uma gestão de resíduos de qualidade permitirá separar e categorizar os materiais que não serão mais utilizados em seu projeto de canteiro de obras sustentável a fim de realizar o descarte consciente de cada um deles, inclusive possibilitando sua reciclagem.

Além disso, outra ação é manter cuidado com o solo, uma forma de cuidar do solo na construção civil é utilizar uma lona para evitar que os materiais se deteriorem com o sol ou com a chuva. A lona evita que restos de óleos e outras substâncias nocivas cheguem ao solo.

Mais uma ação é fazer um planejamento do uso dos materiais, um dos passos principais para tornar um canteiro de obra sustentável é o planejamento, a escolha dos materiais adequados e a quantidade a fim de que não haja excessos nem falta de material.


3. Resíduos Sólidos Gerados no Canteiro de Obras



A construção civil é um dos setores da economia que mais geram resíduos sólidos. Logo abaixo há quatro tipos de lixos produzidos durante uma obra e a descrição de qual deverá ser seu destino:

  • Alvenaria (concreto, pedras, cerâmicas, argamassa etc.): Devem ser reutilizados ou reciclados na forma de agregado, ou encaminhados a áreas de aterro de resíduos da construção civil, sendo dispostos de modo a permitir a sua utilização ou reciclagem futura;

  • Objetos recicláveis (papéis, plásticos, vidros, papelão, metais, aço, madeira etc.): Reutilizados, reciclados ou encaminhados a áreas de armazenamento temporário, sendo dispostos de modo a permitir a sua utilização ou a reciclagem futura;

  • Materiais de gesso: Deverão ser armazenados, transportados e destinados em conformidade com as normas técnicas específicas;

  • Produtos químicos em geral (tintas, solventes, óleos etc.): Deverão ser armazenados, transportados, reutilizados e destinados em conformidade com as normas técnicas específicas.

Separá-los e dar o destino correto de cada tipo é fundamental para um canteiro de obras sustentável. Utilizar a tecnologia a favor do setor da construção civil torna as obras e reformas mais seguras e o impacto ambiental menor, favorecendo a todos.

Gostou de saber mais sobre canteiro de obras sustentável? Aproveite e confira mais sobre esse assunto no blog de sustentabilidade na construção civil. Caso queira entrar em contato conosco estamos nas principais redes sociais: InstagramFacebookLinkedIn ou pelo nosso site!


Comments


bottom of page